COMO FUNCIONA UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA?

Primeiramente precisamos intender o que uma assessoria de imprensa e uma empresa que auxilia um profissional ou até mesmo marca que tem como objetivo de dar visualização ao seu nome.

As pessoas costumam dizer equivocadamente que nada mais é que uma jogada de marketing, mas na verdade é um acompanhamento firme que pode gerar um grande retorno para vários públicos alvos.

A assessoria ao contrário do marketing propriamente dito não é só propagandas e sim um acompanhamento que ajuda no reconhecimento da marca ou pessoa no mercado agindo diretamente com os veículos de comunicação.

A assessoria geralmente é jornalista ou relações públicas e é por isso que ele faz com que a marca seja reconhecida de acordo com as necessidades da imprensa e da empresa.

O tempo de duração dessa fase é variada de três a seis meses, cada empresa tem a sua finalidade que serão inclusas nas informações que ela quer que seja divulgada, é encima dela que o assessor irá trabalhar conhecendo os campos que a empresa tem como alvo e depois chegar à conclusão de qual veículo da mídia que ele pode utilizar para promover a empresa.

Depois de conhecer seu cliente é importante que o assessor busque meios de colocar a empresa como personagem ou fonte, geralmente ele elabora um texto ou uma apresentação para enviar às empresas e tentar fazer com que ela seja notada.

Uma das melhores maneiras e colocar o cliente em assuntos em destaque do momento como datas comemorativas ou assuntos que estão gerando mais polémica naquele período.

Quando a empresa atingir um reconhecimento geralmente o assessor faz uma montagem de um projeto depois de ter analisando qual é o público alvo, o próximo passo e envia aos meios de comunicação como revistas, jornais e blogs.

O trabalho do assessor ainda não está completo, é preciso fazer um acompanhamento agendando entrevistas, atualizar os dados de divulgação além de verificar as formas de comunicação envolvidos.

No final de tudo o assessor deve analisar além de checar a quantidade de resposta que seu trabalho obteve. 

Um assessor de imprensa pode ser uma bela saída para divulgação de sua empresa ou marca, lembre-se de que esse não é um trabalho em que pode ser feito somente em uma mês, esses serviço leva tempo e dedicação de ambas as partes e é por isso que deve-se escolher bem na hora de contratar esse tipo de auxiliar.