ALIANÇA DE CASAMENTO, COMO SURGIU ESSA TRADIÇÃO?

A Aliança de casamento é um símbolo do amor, da união e da ligação matrimonial entre duas pessoas, um dos momentos mais esperados de um casamento independente da religião dos noivos é a entrada e troca das alianças entre o casal. Mas o que é pouco conhecido pelas pessoas em geral é como surgiu essa tradição.

 

A tradição de utilizar a aliança para simbolizar a união amorosa entre um casal perante a sociedade surgiu com os egípcios e hindus a aproximadamente 3000 a.C. Acreditava-se que pelo fato da aliança ser um círculo sem início e nem fim representava amor eterno capaz de superar todas as adversidades sem se romper. Um significado muito maior e profundo do que o real tamanho e peso do objeto.

Mas nem tudo é romance na história da aliança de casamento, no início da sua utilização a aliança também era conhecida com uma comprovação que a mulher já pertencia a um homem. Esse atribuição de certificado de propriedade só foi retirada da aliança pela igreja que deu a esse objeto o símbolo de união, amor, cumplicidade e não de posse.

A escolha do dedo que se deve utilizar a aliança de casamento

Outro costume relacionado com a tradição do uso da aliança de casamento está na escolha do dedo, esse costume foi criado pelos gregos que definiram o uso da aliança de casamento no quarto dedo da mão esquerda, o dedo anelar. Os gregos e romanos acreditavam que nesse dedo passava uma veia que era ligada diretamente ao coração que historicamente é conhecido como o órgão responsável pela origem do amor.

Outra teoria interessante relacionada à escolha do dedo para utilizar a aliança de casamento é a dos chineses, eles acreditam que cada dedo da mão representa uma parte da família, sendo o dedo anelar o responsável por representar o companheiro (a) que é escolhido para vida. Também é definida a utilização da aliança na mão esquerda, o objetivo é ficar mais próxima ao coração.

Nomes dos noivos na aliança de casamento

Uma prática comum é gravar na aliança de casamento o nome dos noivos ou as iniciais e a data de casamento. Na aliança da noiva fica registrado o nome do noivo e vice versa, mas em alguns casos é gravado o nome dos dois em ambas as alianças ou uma frase que represente aquela relação.

Mesmo após tanto tempo do seu surgimento, a tradição de utilizar a aliança para representar o elo matrimonial, o amor e a união entre duas pessoas ainda é muito viva entre os casais, independente do valor monetário, modelo e do material escolhido (normalmente as alianças de casamento são feitas utilizando ouro).

A aliança de casamento é um dos poucos objetos que seu valor e significado vai além do preço. Carrega consigo uma história milenar, além de representar um dos mais belos sentimentos: o amor entre duas pessoas que não se conheciam, mas que escolheram se unir para amar, respeitar e completar um ao outro.